ESPORTES





ESPORTE DE MARCA
 UNIDADE DIDÁTICA DE ATLETISMO
Objetivo
·         Conhecer esportes de marca;
·         Identificar e nomear os elementos técnicos das modalidades do esporte de marca;
·         Localizar culturalmente as modalidades estudadas;
·         Praticar os tipos de provas de atletismo no nível escolar respeitando as categorias por idade.
Conteúdos
·         Apresentação dos esportes de marca (contextualização);
·         Nomenclatura (nomes) e características das técnicas dos esportes de marca;
·         Estudo da origem das modalidades estudadas
Avaliação
·         Participação durante as aulas e envolvimento nos trabalhos propostos e respeito aos colegas;
·         Trabalho de pesquisa e apresentação de uma prova oficial do atletismo. Considerando as possibilidades  e  complexidade  da  forma  de  apresentar,         ( Lâminas de transparência, cartazes, maquetes, etc...).
·         Participação no evento de encerramento em uma pista oficial com provas de atletismo escolar; 
Auto-avalição

  
Sequência das aulas:
1º - Introdução da unidade didática. Escutando os alunos sobre suas experiências com os esportes de marca;
2º - Situando os esportes de marca com definição conceitual dentro dos temas trabalhados anualmente e definição do atletismo como conteúdo a ser trabalhado na unidade;
3º - Criação de provas de atletismo considerando a experiência dos alunos, o espaço físico da escola e os recursos materiais existentes;
  - Apresentação das provas criadas nos grupos e vivência das provas por todos os  alunos;










  - Encaminhamento de um trabalho individual de pesquisa sobre as provas oficiais do atletismo (internet) e apresentação  das mesmas em forma de cartaz, maquete, Lâminas de transparência e Power point;










6º - Evento final no 27º G.A.C. com a participação de alunos de três (3) turmas de duas escolas que trabalharam esta unidade e outras seis (6) turmas que já haviam trabalhado com o esporte de marca (atletismo) em anos anteriores.


 SOBRE O EVENTO FINAL DAS PROVAS DE ATLETISMO

Para além das provas de pista e campo
 
O experimentar às vezes revela o que até então insistia em não querer, pelo simples medo ou receio de expor-se no grupo dos iguais. Uma vez tentado normalmente é o suficiente para continuar querendo superar-se e experimentar cada vez mais provas de atletismo ou outros obstáculos que possam surgir no caminho de um aluno dentro e fora da Escola.
Exatamente este foi o sentimento nosso depois de poder ter oportunizado para um grupo de alunos de duas Escolas de Ijuí, Escola Estadual de Ensino Fundamental Chico Mendes e Escola Municipal Fundamental Tomé de Souza uma experiência única de participar de provas de atletismo em uma pista oficial ( 27º G.A.C.) com provas que respeitaram limites de idade e gênero, portanto provas de atletismo escolar.



 As provas realizadas foram as seguintes:

PROVAS


11 e 12 anos Masc. e Feminino

13 e 14 anos Masc. e Feminino

Corridas
60 m
 150 m
600 m
75 m
250 m
1000 m
Revezamento
4x75 m
4x75 m
Salto
Distância
Distância
Arremesso
Peso 3Kg
Peso 3Kg Feminino e 4 kg Masc.
Lançamento
Pelota 250 g
Pelota 250g

Este foi o encerramento da Unidade Didática de Atletismo dentro dos esportes de Marca trabalhados em parte do segundo trimestre letivo num total de 6 encontros de 2 horas.




ESPORTE DE INVASÃO
Unidade Didática de Futebol Sete


Tabela para acompanhamento dos jogos de encerramento
Equipe da 7ª Série
 




Início do desfile de abertura
Juramento do estudante
Material de apoio - Apostila
Mural com a tabela das rodadas e resultados do campeonato
       O principal objetivo da educação física na escola é levar os estudantes a experimentarem, conhecerem e apreciarem diferentes práticas corporais sis­tematizadas, compreendendo-as como pro­duções culturais dinâmicas, diversificadas e contraditórias.
Para que isso aconteça, o componente curricular da educação física na Escola Chico Mendes trabalha a partir dos temas estruturadores . Os temas estruturadores estão dividi­dos em dois conjuntos. O primeiro está or­ganizado com base nas práticas tradicional­mente consideradas como objeto de estudo da Educação Física: esporte, ginástica, jogo motor, lutas, práticas corporais expressivas, práticas corporais junto à natureza e ativi­dades aquáticas.
         O segundo conjunto está organizado com base no estudo das repre­sentações sociais que constituem a cultura de movimento e afetam a educação dos corpos de um modo geral (práticas corporais e socie­dade e práticas corporais e saúde); portanto, sem estar ne­cessariamente vinculada a uma prática cor­poral específica. Tais temas se caracte­rizam por apresentar de forma organizada conhecimentos que constituem o objeto de estudo desta área.
          O plano de estudos da Educação Física da Escola contempla todos estes temas que estão divididos durante os três trimestres do ano com uma sequência de uma série para outra respeitando as etapas de ensino e aumentando a complexidade até o final do ensino fundamental (8ª série e pela nova organização o 9º ano).
        Neste momento, a escola trabalha com o tema esporte,que se divide em 7 tipos: (de invasão, de precisão, de campo e taco, de marca, de quadra divisória ou rebote, técnico-combinatório e de combate).
Neste trimestre a escola Chico Mendes está trabalhando os esportes de invasão com a unidade didática do futebol sete. Para o desenvolvimento desta unidade a escola conta com um material de apoio (apostila do estudante) que contempla as questões conceituais além das atividades práticas que ocupam um tempo maior durante as aulas de educação física.
      Durante os dez encontros desta unidade os estudantes aprendem mais sobre o futebol sete, considerando que muitos dos estudantes já possuem uma boa caminhada neste esporte, todas as atividades realizadas durantes as aulas práticas respeitaram o estágio de aprendizagem de cada estudante, que foram separados em três grupos por níveis de aprendizagem e participaram em atividades que simulavam situações de jogo assumindo os papéis de atacante ou defensor com ou sem a posse de bola.
        A maior parte da aula nestes grupos eles “treinavam” para depois nos 15 minutos finais da aula realizarem um jogo que valeu como uma espécie de  campeonato desenvolvido internamente em cada turma (51, 61, 71, 81), com equipes que misturaram todos os  estudantes formando diferentemente do primeiro momento da aula, equipes mistas e equilibradas para a disputa das partidas do campeonato. Sendo três equipes por turma, enquanto duas jogavam uma sempre fazia o scout do jogo (anotações sobre a participação dos colegas que estavam jogando, as finalizações, passes certos e outras informações que no início da próxima aula eram passadas para os colegas).
        Respeitando um rodízio todos assumiram diversos papéis durante as aulas desde jogador, arbitro, técnico e scout. No início da unidade foi feito um diagnóstico do estágio que se encontrava a turma a partir de uma filmagem e depois de trabalhar as 10 aulas novamente foi feita a filmagem e percebeu-se avanços, além da satisfação dos alunos manifestada nas avaliações escritas e verbais.
         Como encerramento desta unidade didática de futebol sete organizou-se um torneio com todas as 11 equipes formadas nas turmas, sendo que a disputa será entre a 5ª e 6ª série e 7ª e 8ª série. Os confrontos foram realizados a partir da classificação obtida no campeonato, ou seja, 1º da 5ª série contra o 1º da 6ª série e assim por diante. Para este evento que aconteceu na Sociedade Recreativa Ijuí cada equipe teve desde o início da unidade a terefa  de confeccionar uma bandeira da sua equipe para o desfile de abertura dos jogos e também a escolha de um nome para cada equipe. No final foi oferecido medalhas de participação para todos os estudantes.
         O fato de se manter as mesmas equipes durante todo o desenvolvimento do campeonato motivou para que todos se organizassem para o torneio de encerramento desde a confecção da bandeira, organização das camisetas e a importância da participação em aula e também no torneio, pois não foi permitido que um integrante de uma determinada equipe assumisse o lugar de outro colega de outra equipe. Isso contribuiu para que as equipes se unissem cada vez mais.
           Tivemos a participação da professora de artes na confecção das bandeiras, ajuda e reconhecimento das coordenações, direção, vice-direção e funcionários da Escola.


Unidade Didática de Futebol Sete



































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