PRÁTICAS CORPORAIS JUNTO À NATUREZA


Sequência das aulas

Na Unidade das Práticas Corporais Junto à Natureza realizamos uma sequência didática que respeitou  a necessidade de entendimento da relação do ser humano com o ambiente natural. Isto está ligado diretamente com a forma que nos relacionamos com os outros e com nos mesmos.
  1. Primeiro momento - os alunos receberam um plano de trabalho explicando como ira acontecer a sequência das aulas da Unidade;
  2. Segundo momento - vivencias de contemplação no ambiente natural a partir de dinâmicas de sensibilização numa área verde próxima da Escola;
  3. Terceiro momento - explicação sobre o uso da bússola e mapeamento do espaço da escola para fazer a experiência com o esporte de orientação (confecção de mapas com o desenho do espaço físico da escola e seu entorno);
  4. Quarto momento - realização das atividades de orientação e trabalho com cordas no espaço do Quartel de Ijuí (27º GAC);
  5. Quinto Momento - (culminância)Vivências de escalada/rapel e arvorismo no O2 Eco Esporte na cidade de  Entre-Ijuis.








 
PLANO DE TRABALHO (entregue aos alunos)
TEMA: PRÁTICAS CORPORAIS JUNTO À NATUREZA
UNIDADE DIDÁTICA  -  ATIVIDADES DE CONTEMPLAÇÃO E AVENTURA

Saberes Corporais - Atividades de aventura para conhecer


OBJETIVO

·         Realizar percursos de nível elementar, utilizando técnica de orientação, respeitando as regras de organização, participação e de preservação do meio ambiente.

CONTEÚDOS
·         Orientação esportiva:
·         Princípio de funcionamento do esporte;
·         Leitura e uso de mapas;
·         Uso da bússola.

Saberes Corporais - Atividades de contemplação para conhecer

OBJETIVO
·         Realizar saídas simples no meio ambiente natural.

CONTEÚDOS

• Vivências junto ao meio ambiente natural;
• Recursos, lugares e instalações para o desenvolvimento da atividade.

Saberes Conceituais

OBJETIVO
·         Diferenciar os tipos de práticas corporais realizadas junto à natureza.

CONTEÚDOS
As práticas corporais junto à natureza.
- Categorias:
• Aventura [Esportivas: corrida orientada, corrida de aventura, corridas de mountain bike. Não esportivas: rapel, tirolesa, arborismo];
• Contemplação [excursionismo, acantonamentos, acampamentos].


OBJETIVO
·         Distinguir e descrever as características centrais das práticas corporais escolhidas para estudar o tema.

CONTEÚDOS
·         Origem;
·         Indumentárias;
·         Instrumentos;
·         Principais regras;
·         Habilidades e estratégias básicas implicadas na realização das práticas.

Conhecimento crítico

OBJETIVO
·         Reconhecer e analisar o impacto no meio ambiente dos diferentes tipos de práticas corporais realizadas junto à natureza.

CONTEÚDO
·         Impacto no meio ambiente dos diferentes tipos de práticas corporais realizadas junto à natureza.




Um comentário:

  1. oi, gostaria de ver sua unidade didatica na integra> bianca_carvalho6@hotmail.com

    ResponderExcluir

Seguidores

Pesquisar este blog