Sequência das aulas
Na Unidade das Práticas Corporais Junto à Natureza realizamos uma sequência didática que respeitou a necessidade de entendimento da relação do ser humano com o ambiente natural. Isto está ligado diretamente com a forma que nos relacionamos com os outros e com nos mesmos.
- Primeiro momento - os alunos receberam um plano de trabalho explicando como ira acontecer a sequência das aulas da Unidade;
- Segundo momento - vivencias de contemplação no ambiente natural a partir de dinâmicas de sensibilização numa área verde próxima da Escola;
- Terceiro momento - explicação sobre o uso da bússola e mapeamento do espaço da escola para fazer a experiência com o esporte de orientação (confecção de mapas com o desenho do espaço físico da escola e seu entorno);
- Quarto momento - realização das atividades de orientação e trabalho com cordas no espaço do Quartel de Ijuí (27º GAC);
- Quinto Momento - (culminância)Vivências de escalada/rapel e arvorismo no O2 Eco Esporte na cidade de Entre-Ijuis.
PLANO DE TRABALHO (entregue aos
alunos)
TEMA: PRÁTICAS CORPORAIS JUNTO À
NATUREZA
UNIDADE DIDÁTICA - ATIVIDADES
DE CONTEMPLAÇÃO E AVENTURA
Saberes Corporais - Atividades
de aventura para conhecer
OBJETIVO
·
Realizar percursos de nível elementar, utilizando técnica de
orientação, respeitando as regras de organização, participação e de preservação
do meio ambiente.
CONTEÚDOS
·
Orientação esportiva:
·
Princípio de funcionamento do esporte;
·
Leitura e uso de mapas;
·
Uso da bússola.
Saberes Corporais - Atividades
de contemplação para conhecer
OBJETIVO
·
Realizar saídas simples no meio ambiente natural.
CONTEÚDOS
• Vivências junto ao meio ambiente natural;
•
Recursos, lugares e instalações para o desenvolvimento da atividade.
Saberes Conceituais
OBJETIVO
·
Diferenciar os tipos de práticas corporais realizadas junto
à natureza.
CONTEÚDOS
As práticas corporais junto à natureza.
-
Categorias:
•
Aventura [Esportivas: corrida orientada, corrida de aventura, corridas de
mountain bike. Não esportivas: rapel, tirolesa, arborismo];
•
Contemplação [excursionismo, acantonamentos, acampamentos].
OBJETIVO
·
Distinguir e descrever as características centrais das
práticas corporais escolhidas para estudar o tema.
CONTEÚDOS
·
Origem;
·
Indumentárias;
·
Instrumentos;
·
Principais regras;
·
Habilidades e estratégias básicas implicadas na realização
das práticas.
Conhecimento crítico
OBJETIVO
·
Reconhecer e analisar o impacto no meio ambiente dos
diferentes tipos de práticas corporais realizadas junto à natureza.
CONTEÚDO
·
Impacto no meio ambiente dos diferentes tipos de práticas
corporais realizadas junto à natureza.
oi, gostaria de ver sua unidade didatica na integra> bianca_carvalho6@hotmail.com
ResponderExcluir